quinta-feira, 29 de abril de 2010

O tempo


O TEMPO - Agenor Bevilacqua Sobrinho

O tempo... não tem fim.


O tempo...

Mata quem pensa matar o tempo.
Passa trazendo permanência e mudança.
É curto ou longo demais.
Tempera a mente.
Presente nos solicita.
Futuro nos reivindica.
Passado nos multiplica.
Pede outro tempo para ser bom tempo.
Exalta e grita.
Alegra e fala.
Amarga e chora.
Emaranha e destrincha.
Brinca.
Ratifica, retifica e claudica.
Brilha e ofusca.
Destrói e recria.
É de encontros e desencontros.
Consome e segue adiante.
Recupera e é irrecuperável.
Virou, emborcou.
Melhorou.
Envelhece.
Constrói.
Observa e compreende.
Ignora e busca.
Esgota e recomeça.
Avança e retrai.
Empresta e cobra.
É delicado e bruto.
Descobre e encobre.
Limita e espanta.
Cansa e descansa.
Morre e renasce.
Não tem fim.


Conheça como funciona a Yuan-Mind:

A Guerra de Yuan narra a história de um intrigante personagem do futuro e de um sombrio mundo de autômatos fortemente moldados e cerceados pelos meios de comunicação, cuja função massificadora é claramente ligada à concentração de um poder central nas mãos da Yuan-Mind,  empresa que controla as engrenagens do mecanismo totalizante e esmagador de Yuan.


 

103 comentários:

  1. "Hoje é apenas um furo no futuro, por onde o passado começa a jorrar" (Raul Seixas)

    A maneira como lidamos com o tempo, o organizamos e o aproveitamos é determinante para o tipo de pessoa que éramos, somos e seremos.

    Podemos escolher esquecê-lo ou ignorá-lo, bem como utilizá-lo ao nosso favor.

    Há momentos em que estamos "no tempo", ou seja, conscientes dele, onde as horas "demoram a passar". É o que acontece, por exemplo, quando estamos entregues às expectativas, à esperança.

    Há momentos, contudo, que estamos "fora do tempo", ou seja, inconsciente dele. Nestes momentos, não percebemos a hora que passa , tudo tem a impressão de ser rápido, rasteiro, intenso. É a sensação que nos acomete quando estamos entretidos, ou "entregues" ao nosso mundo interior.

    Ambas as situações podem ser usadas ao nosso favor, dependendo de como escolhemos lidar com esse tempo.

    Podemos nos entregar ao entretenimento medíocre, vazio e insosso. Podemos desperdiçá-lo, lamentando-nos pelas mazelas do presente, saudosos pela glória do passado e comprometendo assim nosso futuro.

    Podemos também valorizar esse tempo, tratando cada momento como único, especial, uma oportunidade de desfrutar mais, aprender mais. Quem encara o tempo desta forma, jamais fica entediado.

    Podemos escolher olhar para o passado e encará-lo como uma sucessão de derrotas, ou de experiências. Podemos dizer: "fracassei" ou "ainda não consegui".

    Podemos sonhar planejar, re-significar o tempo.

    Essas escolhas é que irão fazer a diferença, São elas que irão determinar que tipo de pessoas seremos e como seremos lembrados.

    Elvis Eduardo dos Reis 15/05/10

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O tempo corre e o contexto se passa de acordo com ele. O tempo modifica as pessoas, enriquece ou traz esquecimento. Conserva ou destrói.
    Ninguém permanece igual desde quando nasce até a sua morte. O tempo traz consigo acontecimentos que interferem em nossa personalidade e em nosso aspecto físico. As mudanças são muitas e constantes. As experiências vividas durante esse tempo é que nos transformam. O que é verdade para você atualmente pode não ser daqui a dois ou três anos. Você pode notar em si mesmo a ação do tempo a curto, médio ou longo prazo.
    Quando se diz que o tempo mata quem pensa matá-lo, percebemos o quanto perdemos o precioso tempo que poderia ser aproveitado ao invés de ser assassinado. Não só as pessoas são vítimas do tempo, mas as coisas também. Tudo sofre suas ações. Algumas são rápidas outras são lentas. Mas estão presentes.
    O tempo é contraditório. Ele “descobre e encobre, cansa e descansa, morre e renasce”. O tempo é o único que não se afeta por si mesmo, pois apesar de passar constantemente, ele sempre fica. O tempo sofre transformações, mas é sempre o tempo. O mesmo que sempre passa, nunca pára e não tem fim.
    Adriana Fontana
    15/05/2010

    ResponderExcluir
  4. Por seres tão inventivo
    E pareceres contínuo
    Tempo Tempo Tempo Tempo
    És um dos deuses mais lindos
    Tempo Tempo Tempo Tempo (Caetano Veloso)

    Dizem que o tempo é o senhor da razão, que cura magoas, desavenças, amores não correspondidos, outros dizem que é cruel, passa muito rapido, é abstrato ou ambiguo.
    Em uma partida de futebol ou basquete, dizem que o jogador corre contra o tempo, torna-se vilão.
    Quantas vezes escutamos a expressão: "No meu tempo as coisa eram mais faceis ou mais legais, no meu tempo era mais gostoso namorar, brincar, ouvir musica". Enfim, como definir o tempo? Ou melhor como aproveitar o tempo? Dificil responder, matar o tempo, lá na frente voce sentirá falta, ganhar tempo o torna individualista, pensar no passado pode parecer perda de tempo, planejar pode parecer ganho de tempo.
    Só posso dizer que o tempo que vivi e ainda viverei, aproveitei cada minuto de sua plenitude e infinidade. Como diria Caetano Veloso, quando tiver saido do seu círculo, não serei nem terás sido.
    Alexandre Cruz Lima
    1NA Historia
    UniABC

    ResponderExcluir
  5. O tempo e o Senhor do destino como diria grandes filósofos dos séculos passados. Nós seres humanos contruimos os procedimentos e somos levados a fatos e conclusões em que nossas atitudes serão levadas em diante e que o tempo não mas devolverá o que perdemos ou que não aproveitamos, mas com certeza o tempo não e um degradador, mas sim um grande aliado.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Podemos definir o tempo como a velha concepção ou como a velha máquina imparável, que nos serve para controlarmos a nossa vida e para dividirmos os nossos compromissos e obrigações. É o controlador de todos nós, diz-se e é verdade que temos tempo para tudo, comer, dormir, estudar, namorar, sair com os amigos e com a família..., só que temos que ter consciência e auto-controle para fragmentar as nossas ações e dependências, por vezes gostamos de estar um dia inteiro com os nossos amigos ou estar na cama a descansar ou outro desejo qualquer, seja ele qual for, o nosso dever, a nossa obrigação impõe-se nesse instante sobre a nossa moral e aí somos obrigados, sem se quer a olhar para trás e sem pensar duas vezes (isto se a pessoa é altamente responsável), a agir em conformidade com a nossa natureza, isto é, na qualidade de ser humano que somos (é natural que as pessoas têm que estudar, ir trabalhar, ir comprar uma prenda para um amigo, ir ver um jogo de futebol da equipa que se gosta, ter que ir a um casamento...), mas na veracidade o tempo é muito mais que isto, na minha opinião o tempo representa a nossa escassa vida, decorrente no presente e no futuro, ficando para sempre a nossa marca, a nossa qualidade de "único" algures no imaginário e no infinito do passado; o tempo não tem piedade de ninguém, ele é rápido e ofensivo, ataca-nos com a sua eternidade pelas costas como se não houvesse amanhã, como se tudo que existisse não significasse nada. Nós não demos pelo tempo a passar, viemos ao mundo, crescemos e desenvolvemo-nos moralmente e intelectualmente, formamo-nos, casamos, realizamos os nossos sonhos e ambições, envelhecemos (e é assim que o nosso tempo passa) e depois?...o que é que o tempo deixa fazer mais?
    Bem pessoal, aproveitem o tempo ao máximo, agem como devem agir, tomem as decisões mais acertadas para a vossa vida, sejam maduros mas ao mesmo tempo sejam "senhores do mundo" e lembrem-se: "Nunca é tarde para..."
    Eduardo Estanqueiro
    Podemos definir o tempo como a velha concepção ou como a velha máquina imparável, que nos serve para controlarmos a nossa vida e para dividirmos os nossos compromissos e obrigações. É o controlador de todos nós, diz-se e é verdade que temos tempo para tudo, comer, dormir, estudar, namorar, sair com os amigos e com a família..., só que temos que ter consciência e auto-controle para fragmentar as nossas ações e dependências, por vezes gostamos de estar um dia inteiro com os nossos amigos ou estar na cama a descansar ou outro desejo qualquer, seja ele qual for, o nosso dever, a nossa obrigação impõe-se nesse instante sobre a nossa moral e aí somos obrigados, sem se quer a olhar para trás e sem pensar duas vezes (isto se a pessoa é altamente responsável), a agir em conformidade com a nossa natureza, isto é, na qualidade de ser humano que somos (é natural que as pessoas têm que estudar, ir trabalhar, ir comprar uma prenda para um amigo, ir ver um jogo de futebol da equipa que se gosta, ter que ir a um casamento...), mas na veracidade o tempo é muito mais que isto, na minha opinião o tempo representa a nossa escassa vida, decorrente no presente e no futuro, ficando para sempre a nossa marca, a nossa qualidade de "único" algures no imaginário e no infinito do passado; o tempo não tem piedade de ninguém, ele é rápido e ofensivo, ataca-nos com a sua eternidade pelas costas como se não houvesse amanhã, como se tudo que existisse não significasse nada. Nós não demos pelo tempo a passar, viemos ao mundo, crescemos e desenvolvemo-nos moralmente e intelectualmente, formamo-nos, casamos, realizamos os nossos sonhos e ambições, envelhecemos (e é assim que o nosso tempo passa) e depois?...o que é que o tempo deixa fazer mais?
    Bem pessoal, aproveitem o tempo ao máximo, agem como devem agir, tomem as decisões mais acertadas para a vossa vida, sejam maduros mas ao mesmo tempo sejam "senhores do mundo" e lembrem-se: "Nunca é tarde para..."

    Eduardo Estanqueiro

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Bom...tempo é uma dádiva, nos ensina na vida, a cada milissegundo , a cada ano, aprendemos com ele. Infelizmente temos usado o tempo de forma errada, e como mais um instrumento de manipulação, estão usando o tempo aqueles que querem nos impregnar com suas ideologias.
    Temos jogado nosso tempo fora, usando com aquilo que não necessita, com regras e normas que a sociedade nos coloca, e a melhor maneira de jogar nosso tempo fora é seguir aquilo que os outros dizem que deveríamos estar fazendo. Acreditar cegamente nas rotinas que nos passam.
    Temos tempo suficiente para tudo, conseguiremos encontrar esse tempo na medida em que analisarmos tudo a que somos submetido a fazer com senso crítico e passarmos a eliminar os exageros e bobagens para as quais damos importância, sem pensar e analisar se são realmente tão importantes assim.
    É importante começarmos a usar nosso tempo de outras maneira como:Tempo para nossos amigos, família, problemas e crises que nos cercam e cercam nossa sociedade, nosso país.
    Por isso, recorde sempre estas palavras:
    O homem torna-se velho muito rápido e sábio demasiado tarde.
    Exatamente quando:
    JÁ NÃO HÁ TEMPO!

    Tainara. C. Ito
    1ºNA - História

    ResponderExcluir
  10. wwwwwowowoooooowooooooowooooowowoowoowowoowowoowoowooowowowowoowowoowooowoowowooo

    ResponderExcluir
  11. Sem o tempo não existimos. Sem ele não somos nada. Sem ele não podemos fazer nada.
    Ele nos faz pensar q o amanha pode não existir e q o ontem ficou para traz.
    O homem do hoje vive pra trabalhar e isso lhe rouba o tão sagrado tempo, a vida passa e quando nos damos conta já é tarde e pensamos porque deixamos passar oportunidades q ela nos oferece, como uma saída com os amigos, uma noite sem nos preocupar q no outro dia precisamos acordar cedo, ela passa e nós não vemos, uma hora você esta bem e de repente fica doente e não consege sair da cama, isso se não for parar no leito de morte.
    A vida passa muito rápido pela gente temos q curtir o tempo q nos resta porque não sabemos quanto tempo ainda nos resta.

    ResponderExcluir
  12. nelson RA 30009383 O tempo e´grande professor mais infelismente ele mata todos o seus decipolos,mas eu gosto dessa frase o meu tempo e hoje.O hoje que e´ajudado pelo passado que nos traz ate aqui e pelo futuro incerto que sera hoje um dia,e´o que deve ser ser cuidado bem vivido,regado e´aproveitado sem saudossismo mais registrado o que foi vivido com as duvidas sentimentos,sem ansiedade,pois o futuro se transforma em hoje muito raptamente com sabedoria e coragem.

    ResponderExcluir
  13. O TEMPO
    Marca de nossa caminhada na estrada da vida. O tempo de criança, de juventude, de adulto, das realizações e desilusões. Tudo em nós é marcado pelo tempo.
    Na arte de viver nossa jornada, pode ser alegre ou triste, boa ou ruim, sem dor ou com dor. As escolhas dependem muito de cada um ou do meio em que fomos criados. O fato é que muitas vezes temos a opurtunidade de ratificar ou retificar as atitudes e ações errôneas que praticamos. Ter momentos de dificuldades pode significar mais experiências. Os tombos pelo caminho é sinal de que não estamos caminhando corretamente. Do começo ao fim desta estrada é preciso deixar boas marcas, pois é através delas que seremos lembrados.
    Na fase de criança o mundo é nosso, só vemos o presente, somos o centro de tudo. Tudo queremos. Quando jovem, vigorosos, somos poderosos, independentes, mas à medida que envelhecemos começamos a pensar no tempo, julgar o que construímos, o que fizemos e o que deixamos de fazer.
    Olhando ao lado é possível enxergar muita gente que pouco fezeram no período em que veveu. Tantos dias tiveram, tantos anos e poucas vezes lutaram por algo melhor, acomodam-se no transporte coletivo ao invés de batalhar por um meio de transporte melhor. acomodam-se no sofá, em frente a televisão, ao invés de procurar instrução numa escola. No percurso que passamos encontramos pedras, espinhos, obstáculos intransponíveis por uma só pessoa,mas que em coletivo torna-se possível.
    O tempo, apesar de ser o mesmo, é diferente para cada pessoa. Dão-se melhor os que melhor sabem ocupá-lo. No ciclo da vida devemos aproveitá-lo o máximo que possamos, pois ele permanece, nós não.
    "O valor das coisa não esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis, e pessoas incomparáveis." (Fernando Pessoa)

    ResponderExcluir
  14. O tempo é indeterminado e determinado ambos juntos, por ora duro como um mentor ou um amigo acolhedor , sempre haverá duas versões para o tempo, o sim e o não ,o bom e o ruim, nos presenteia e nos tira e nos devolve o que ele tirou. Com o tempo aprendemos a lidar com nós mesmos e com a socíedade,nos faz mestres e alunos da vida .Mas podemos dizer que com o tempo, aprendemos e também esquecemos , assim com o passar deste tempo que que criamos e recriamos a nossa vida para obtermos uma sobrevivencia da espécie ,estamos sempre criando e recriando e destruindo ao mesmo tempo,tudo em função da vida de tempos em tempos, uns dizem que o tempo é uma época, um momento, um certo século ou ano ou mesmo sobre eventos da natureza como sol,chuva, frio, calor mas na verdade ele é tão indecifrável quando ao passado presente e futuro.´´ É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e elaborarmos o futuro´´,

    ResponderExcluir
  15. O que na verdade seria o tempo? Por que o seguimos diariamente?Essas são perguntas muito difíceis de responder e ao mesmo tempo podem parecer óbvias. Imaginemos como seria nosso dia-a-dia sem o tempo, iria ser uma bagunça total. Como as pessoas que tem tanta tecnologia em seu alcance iriam viver sem o tempo, que parece ser uma das coisas mais importantes para o ser humano.
    Somo ligados a ele, não é mesmo? Se não tivesse o tempo, como saberíamos a hora certa de ir para o trabalho ou para o colégio? Antigamente as pessoas, eram guiadas pela luz solar, e não tinham problema algum vivendo sem um relógio que os mostrasse a hora exata do dia, ao contrário dos tempos que vivemos agora. Não seria normal se vivenciássemos um dia sem escutar ou ao menos falar que não tem tempo para fazer algo, que faltou tempo para entregar um trabalho ou para pagar uma conta.
    Com o passar dos anos, ao invés de usarmos a luz solar como referência, em 1851, criou-se o Meridiano de Greenwich, o mesmo separou nossos continentes, dando origem aos fusos horários correspondendo ás horas. Cada um dos fusos horários corresponde a uma linha imaginária do meridiano de Greenwich.
    Com relação dicionário brasileiro Globo, Tempo é a "Duração limitada das coisas; períodos; época; estados atmosféricos; duração de cada parte do compasso.” e a Hora é o "Período de sessenta minutos; pequeno espaço de tempo; momento preciso...". “Segundo a teoria da relatividade o tempo transcorrido entre dois eventos não é o mesmo para dois observadores em movimento relativo. Por exemplo, o tic-tac do meu relógio não será igual ao do seu se estivermos em movimento relativo um ao outro."
    Porém o tempo que nos organiza,também serve para nos escravivar de tal forma que,mal conseguimos pensar ou agir para nos libertar,deste tempo escravizador.

    João Batista De Senna
    1°NA-HISTÓRIA

    ResponderExcluir
  16. Em um certo momento de minha vida, comecei há analisar o tempo, e refletindo criei
    um sentimento de fascinação sobre ele, porque através de momentos vividos interligamos e construímos o tempo.
    então podemos dizer que nascemos em determinado tempo e no decorrer do tempo vamos construindo nossas vidas de tempos em tempos. Tempos que passam e nos exigem aprendizado como: aprender a falar, andar, ler, escrever, pensar, raciocinar e a partir daí começar a trabalhar os nossos medos, mitos, crenças, ilusões, tristezas, alegrias, conquistas e sabedoria.
    O nosso amigo tempo nos faz amadurecer, refletir e ver que com os medos criamos a coragem, com os mitos aprendemos que existe a mentira que podemos torná-las em verdade, que nossas crenças e ilusões não passam de uma mascara que nos escondemos para não enxergar o que realmente somos, e as tristezas que sentimos são os desencontros do nosso eu, que busca a alegria, o sorrir, o cantar, o dançar, o brincar o fazer e acontecer.
    E o que mais me fascina e saber que sempre à tempo de renascer, recomeçar e recriar que o tempo não tem fim ele perpetua para que possamos nos transformar.

    Ivonice Leite de Araújo
    História - 1NA

    ResponderExcluir
  17. O tempo



    O tempo governa as nossas vidas, com a implacabilidade de uma presença constante. Limita-nos e condiciona-nos, fazendo alguns de nós seus escravos e mártires. Determina, astrologicamente, as nossas características; regula, matematicamente a nossa educação; delimita, socialmente, os nossos comportamentos.
    Vivemos, a maior parte das vezes, em função do tempo que faz; do tempo que dispomos; do tempo que nos falta; do tempo que nos sobra; do tempo que sonhamos vir a ter; do tempo que perdemos; do tempo que já passou; do tempo do porvir.
    Somos apreciados pela nossa pontualidade; somos enaltecidos pela rapidez das nossas decisões; somos gratificados pela finalização de trabalhos, dentro do tempo estipulado. Esconjuramo-lo do mesmo modo que o abençoamos. Conhecemos a sua relatividade e, mesmo assim, continuamente nos admiramos da forma como ele se faz sentir, em certos períodos da nossa existência. A sua duração tão depressa nos causa júbilo como desespero.
    Há aqueles que gostariam de ter parado no tempo e não se cansam de afirmar que no tempo deles é que era bom. Uns prefeririam apagar um tempo que os fragilizou e os impede de viverem no presente; outros julgam possível ignorar o tempo, numa rebeldia que os leva a uma vivência caótica.
    No entanto, qualquer que seja a situação, em momentos de exuberância ou de deplorável infortúnio, queremos sempre mais tempo. Achamos que nunca temos o tempo suficiente para vivermos e realizarmos o que nos propomos realizar, seja lá isso o que for. Não ter tempo é uma desculpa por demais conhecida, andando de boca em boca, nas sociedades modernas. É que, no mundo de hoje, de uma desenfreada tecnologia, onde tudo se movimenta a uma velocidade vertiginosa, há a expectativa de uma produtividade máxima no menor espaço de tempo. Daí, as metáforas “tempo é de ouro” e “tempo é dinheiro” a atestar o valor e a importância que lhe damos, acabando por viver o tempo de que dispomos em stress. E quando sucumbimos à doença que encurtará as nossas vidas e nos privará desse tempo tão precioso, agarramo-nos, com unhas e dentes, ao pouco tempo que nos resta, fazendo uso de todos os meios possíveis para o prolongar, adiando a sua paragem.



    Luiz Gomes Dos Santos Filho, 1° NA História

    ResponderExcluir
  18. O tempo nos leva a pensar na transitoriedade das nossas vivencias...se cria...destrói...se alegra...entristece...grita...chora...vive...não se pode parar mesmo que se queira...ele brinca...ele mata...caminha não morre segue imutável...mudando...esperando a mudança...sendo esperado...o tempo tão temido e tão guardado. Vive-se correndo contra ele, amigo e vilão implacável... não tem fim...mas se dar por terminado...se encontra e se perde...não se tem...nem se sente, só se sabe...
    A algum tempo tenho usado uma frase “que tempo para mim é artigo de luxo”...não há tempo...pois posso ver hoje minhas escolhas engaioladas no tempo disposto pela sociedade...não se pode estar onde se quer estar...não há tempo...o sistema...a industria...o comercio...precisam do nosso tempo...ai nos tiranizam...nos deixam presos a uma liberdade de escolha ilusória e ireal...de um tempo que nos aprisiona...somos senhores do nosso tempo...ou pensamos ser? Pergunto também a mim...onde o tempo ainda é escasso...

    NATALIA ELOÁ DE OLIVEIRA
    1NA HISTORIA

    ResponderExcluir
  19. Se existe de fato algum deus remanescente do nosso passado pagão esse deus é o Tempo.
    Ainda nos prostamos diante de suas representações, como o relógio, o calendário e é ele quem dita o nosso sono, a nossa fome, o nosso trabalho...
    Tudo é regulado pelo e para o tempo. E ele nem se importa com a gente, passa segundo após segundo sem ligar se estamos atrasados, se estamos gostando do que está se passando, ou se estamos sofrendo...
    Mesmo assim sentimos que o tempo é relativo, e parece de fato que 1 minuto de amor passa num piscar de olhos...

    Nem tudo se acaba com o tempo
    Mas nada existe que seja imortal
    E mesmo o mais forte dos homens
    Cai diante do peso do grande mal

    Não há nada que a velhice não resolva
    Nada que o tempo não cure
    E mesmo a mais inquebratável impáfia
    O tempo também a desnuda

    De que me valem os sorrisos passados
    As ligeiras e insoles alegrias
    Se é com o tempo que brigo
    E perco um pouco a cada dia

    Ele não nos dá opção
    Sadista, nos derrota devagar
    O que nos resta é um pouco de pão
    E a vontade de não parar de lutar

    E não há nada a frente nos aponta o destino
    Há ainda um caminho a fazer, a trilhar
    E de páginas brancas se faz o futuro
    Será infinito? não se sabe, escreve-se sem olhar

    Roberto Souza
    1NA História

    ResponderExcluir
  20. O tempo é tudo aquilo que nos traz de bom, nos ensina a viver,nos traz lembranças, nos bate,nos levanta.O tempo é uma forma de nos organizarmos sem ele não saberiamos o que já passou e o que se passa, ele nos coordena , nos direciona.
    Sem o tempo nós estariamos todos perdidos, sem saber quem é quem, o que fazer, o que acontece, o que aconteceu.Enfim o tempo é o pai do destino.!

    Jéssica Batista Veloso
    Psicologia 1ºNA

    ResponderExcluir
  21. As diversas qualificações do tempo enfatizam sua contradição, que nos limita á ter uma perspectiva e nos permite criar diversos caminhos, basicamente, o tempo é composto de escolhas próprias e excepcionais que se tornam experiências complexas memoradas por quem as viveu.
    O tempo é a transformação que impulsiona seus donos á novos tempos indeterminados.


    Karoline Ferreira - 30010011
    1ºna - Psicologia

    (e-mail: karolineferreira1@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  22. O tempo é o eterno ontem, o hoje e o amanha que sempre estará presente em nossas vidas. Vida, que pulsa em todos os lugares, apesar de estarmos cegos quanto a isto, basta mergulharmos fundo em nossas crises (e não tentar fugir delas) que a sabedoria (vinda da experiência direta do conhecimento pela própria experiência) brota como uma semente se feijão começa a brotar sem qualquer “razão” aparente.

    O tempo, ao passar, jamais retornará. Cada segundo é valioso e, se utilizado de forma sábia, trará ao seu autor total controle de sua vida e o sentimento de realização de administrar o seu tempo, de executar e perceber a sua ação no desenrolar do tempo.

    É urgente compreender, vivencialmente e não teoricamente, que o passado não volta jamais, que o presente se esvai num piscar de olhos e que o futuro se aproxima tão rápido e, ao percebê-lo a sua frente, tornará-se passado em um breve instante.

    O tempo não está no relógio, e sim na vida...

    ResponderExcluir
  23. O tempo,

    Somos nós quem determinamos sua importancia e seu valor em nossas vidas.Escolhemos se vamos apenas vê-lo passar ou se vamos viver e aproveitar os momentos que ele nos proporcionará.

    O tempo faz diferença não só em nossas vidas mas em particular para cada um de nós,e para cada individuo ele trará uma nova experiencia.E com isso moldara histórias de vida diferentes.

    A força do tempo não pode ser medida,testada e muito menos combatida ele transformará tudo aquilo que encontrar a sua frente e para nós o aconselhavel é estarmos conscientes que nada sera o mesmo depois de sua passagem.Tendo em mente que o tempo não é algo que nos visita apenas uma vez na vida e sim que a cada dia vivido é uma despedida e um reencontro com O TEMPO.

    Thais De Souza Oliveira - 1° História

    ResponderExcluir
  24. O tempo realiza mudanças e as mudanças transforma o tempo.
    Quanto tempo nos temos???
    - Não muito!!!
    E oque podemos obter nos tempo que é nos dado.
    Conhecimento,sabedoria,uma vida melhor,sonhos.conquistas.....
    Tudo leva tempo para realizar,e para realiza-lo basta querer que o tempo seja uma maneira de programar oque voce deseja,mas quando ocorrer o inesperado.
    Nem o inesperado o tempo pode prever,a ciência de hoje nos mostra como nos previnir contra o tempo de uma forma figurativa,chuvas,terremotos,calor e outros,mas não prever o seu fim ou algo que o acaso tende a participar na nossa vida.
    Mas nem todas previsões pode ser decifradas ou compreendidas mas contamos que nossa vida não seje igual a um relógio.
    Em cada minuto uma hitória esta sendo escrita ou contada no tempo,seje ela antiga,moderna ou contemporânea.
    E que sejamos o novo tempo de novos pensadores modernos,que poderemos passar esses nossos pensamentos nesse tempo e alem dele.
    Quando em década em década uma nova sociedade se transformara suas maneiras e seus ideais de pensamento e o tempo que realiza mudanças os transformará sendo boa ou ruim.
    o Tempo passa,as coisas mundas, pessoas pensam e realizam,conquistam,contam,sofrem,são felizes e o tempo sempre estará lá pois o tempo não tem como parar.
    1° Na História Uniabc

    ResponderExcluir
  25. O tempo é relativo, de acordo com as situações que nos encontramos e que criamos ele pode ser contra ou a favor. Para sermos senhores de nosso tempo, precisamos aprender a controlá-lo para utilizarmos a nosso favor,a partir do momento em que conseguirmos isto, poderemos traçar e concretizar nossos objetivos.
    Luciano 2NA HCC RA:30005348

    24 de maio de 2010 16:33

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Cada coisa tem o seu tempo. Há o tempo de nascer e o tempo de morrer. Tempo de plantar e de colher. Tempo de chorar e de sorrir. O tempo governa, de uma certa forma, nossas vidas. Nos dias de hoje, somos apreciados pela nossa pontualidade. Somos gratificados pela finalização de trabalhos, dentro do tempo estipulado, e algumas vezes somos até recompensados por isso. Há aquelas pessoas que gostariam de ter parado no tempo e não se cansam de afirmar que o tempo deles é que era bom. Daí as metáforas "tempo é de ouro" e "tempo é dinheiro". Isso mostra o valor e a importância que lhe damos, vivendo estressados e sempre correndo para conseguirmos fazer o que nos propomos à fazer.

    UNIABC: Paulo Cezar - Turma: 2NACC - RA: 29492159

    ResponderExcluir
  28. O tempo passa
    A vida passa
    Eu passo
    Com o passo no compasso
    Com o passo em descompasso
    E passam os anos
    Os amores , os planos,
    Os dissabores , os desenganos...
    Em passo lento
    Em passo apressado
    E eu passo
    E a vida passa
    E o tempo passa
    E tudo passa !...

    Autora: Mena Moreira




    O Tempo passa pra todos. Não importa se você está bem ou mal, o tempo não para nunca, nem nos momentos de intensa felicidades nem nos momentos de tristezas, o tempo não se congela.
    E ele traz a resposta de tudo na nossa vida, todas as perguntas, as incertezas que trazemos conosco, com o passar do tempo, todas as dúvidas que talvez venhamos a ter começa ter sentido e no final nós sempre vamos saber o significado de tudo que nos aconteceu, o que a vida quis mostrar para nós em determinados momentos de nossa vida.

    O tempo é sábio e ele cura tudo, sentimentos de perda, de ingratidão, tira as mágoas do coração.

    Tudo tem seu tempo.

    UNIABC CIENCIAS CONTABEIS 2NA
    CAROLINA DE OLIVEIRA RODRIGUES

    ResponderExcluir
  29. O Tempo é algo que podemos viver, aproveitar, desperdiçar, ser feliz ou triste. Não podemos adivinhar o que o próximo segundo nos revelará, mas podemos construir um futuro com atitudes do presente. O tempo em algumas circunstancia é muito pequeno, quando uma tarefa que é nos dada para ser entregue no mesmo instante, é nós não sabemos nem por onde começar, ou muito longo que cada segundo parece uma eternidade, quando não temos nada para fazer, nenhum pensamento para ocupar nossa mente, cada segundo parece uma eternidade.
    No decorrer do tempo, inúmeros lideres se tornaram eternos, que até nos dias de hoje por seus grandes governos, que marcaram épocas com pensamentos geniais, se tornaram referencias positivas. Porem em contra partida, o Tempo também nos da a oportunidade de observar ideias negativas que com o passar do mesmo, mancha cada vez mais a imagem do sujeito.

    O Tempo é dono de tudo, não podemos subestimá-lo, mas sim extrair o máximo de experiência em cada segundo, para estar cada vez mais capacitado a fazê-lo render mais.

    UNIABC - Ciências Contábeis - 2NA
    André Perez da Silva - RA: 29496099

    ResponderExcluir
  30. Tudo requer um tempo, o Ontem, o Hoje e o Amanhã.
    Em algumas ocasiões nós pedimos para que o tempo voltasse para poder conquistar algo que ficou para trás, ou então passar mais rápido para poder apreciar tudo aquilo que queremos com mais rapidez.
    É fato que com o passar do tempo nós amadurecemos e vemos as mudanças que o tempo nos trás. Não podemos pedir para o tempo passar, mas podemos fazer algo para passar o tempo e assim poder ver as nossas habilidades adquiridas por este fenômeno indistrutível, " O Tempo ".

    UniABC - Monica Pinheiros 2NACC RA: 29494115

    ResponderExcluir
  31. (Visão Filosófica)

    O Tempo

    Tudo aquilo que somos, temos e queremos, assim como: sonhos, fantasias, realidades e vontades seriam impossíveis sem o TEMPO certo de cada sentimento, perdas e conquistas. Certamente usamos o tempo, muitaa vezes praticando coisas que com o Tempo não nos trariam Frutos, e outras usariamos o tempo para o plantio de boas coisas e assim com o passar to TEMPO a felicidade nos alcançaria, Porém fica o ditado - "dê Tempo ao Tempo", instaclarado que na visão da temática bastaria deixar o Tempo passar, más como Tempo é Tempo e não Temos muito Tempo para darmos Tempo ao Tempo, iremos correr atráz do Tempo, encima do Tempo, vontando no Tempo e viajando no tempo.O nosso dia-a-dia.

    Visão política

    O Tempo

    Passamos por tempos horríveis;
    Gerras, Períodos Ditatorias e etc...
    o Tempo se passou, e passou rápido;
    doque somos feitos senão do próprio tempo que nos tem em suas mãos ??!! "Tempos de páz" é o que dizem que estamos, por um lado com o passar do tempo as coisas tendem sempre a melhorar, é uma regra que nao pode ser quebrada, o tempo supera perdas políticas, supera a perda de entes queridos, aliás as pessoas através do tempo acabam se perdendo também, o mundo se recupera fácil das ações do tempo, porém os que habitam o mundo, quanto mais tempo passa, menos tempo se tem para desfrutar da própria vida, o tempo é com certeza o carro chéfe de coisas boas e ruins do nosso mundo, atravéz dele descobrimos atitudes que antes do tempo ter passado axavamos até um toque de doçura, através dele conseguimos adiquirir a experiencia necessária para podermos dar continuidade ao nosso próprio tempo. resumido em uma só palavra o tempo é TUDO.

    UNIABC- CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 2NA
    FERNANDO DOS SANTOS OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  32. O filme FEITIÇO DO TEMPO (Groundhog Day), conta como o repórter de previsão do tempo, destacado para cobrir a festa da marmota "o Phil de Punxsutawney".
    A LENDA relata que uma marmota faz a previsão do tempo, o Phil de Punxsutawney. "Faz parte de um ritual que é o mesmo todos os anos. Alguém tira a corrente, da uma batidinha na porta, a marmota sai, balbucia alguma coisa dizendo que haverá 6 semanas de adorável inverno". E todo dia quando o reporter acorda, ele tem a certeza que nada mudou. Tudo se repete, tudo acontece como no dia anterior. Cada dia ele tem um tipo de atitude e de comportamento, alguns diferentes e outros iguais. E tudo recomeça como se o tempo não passasse. Sempre acordasse na mesma data.
    Mas sabemos que "O TEMPO PASSA, O TEMPO VOA..." e que um dia nunca é igual ao outro e as vezes não nos damos conta do que fizemos ou deixamos de fazer.
    E apesar de os dias terem a mesma quantidade de horas, os meses a mesma quantidade de dias. Os anos parecem passar cada vez mais rápido.
    A impressão que temos é que cada dia começamos com uma expectativa e quando não bem planejada terminamos com outra.
    O tempo nos ajuda quando sabemos encará-lo de frente, quando planejamos, mudamos, complementamos, agimos e reagimos, para não ficarmos com a sensação de que o tempo passou e não fizemos nada, ficamos apenas como meros expectadores.
    É necessário estarmos de olhos bem abertos, pois como diz o poeta " O TEMPO NÃO PARA, NÃO PARA NÃO".
    UniABC - Marcos Aurélio 2NA RA 29494462

    ResponderExcluir
  33. O Tempo é algo relativo, ele pode passar rapidamente, como por exemplo quando temos algo importante e que devemos fazer com certa urgência ou até mesmo quando estamos distraídos, ou este pode passar demoradamente, o que ocorre quando não temos muito o que fazer, quando o ócio nos consome ou até mesmo a preguiça.

    Cabe a cada um utilizar o seu tempo a sua maneira, só nós podemos aproveitar ou disperdiçar o tempo que temos. O tempo não para, não volta atrás, cabe a nós fazermos as melhores escolhas para que o amanhã seja melhor que ontem e que hoje. As pessoas que vivem querendo voltar no tempo, que acreditam que tal época foi melhor são alienadas, pois não adianta querer voltar, temos é que querer melhorar para avançarmos.

    O Tempo é de todos, porém só os sábios o utiliza da maneira correta!

    Pamela Kamila - 2NA Contábeis

    ResponderExcluir
  34. O TEMPO
    TUDO EM NOSSAS VIDAS É DETERMINADO POR UM TEMPO! Temos apenas um vida, no decorrer das mesma de acordo com o texto " O tempo" e a realidade Nascemos, crescemos, erramos, acertamos, nos sentimos alegres, tristes. Ele nos modifica a cada dia!
    Passamos por momentos de angústia, os piores instantes de um tempo é a dor da perda, pois parece que não terá mais fim......Não a nada que possamos fazer a não ser esperar que o TEMPO passe para amenizar a dor da alma que parece durar uma eternidade, contra partida as vitórias e conquistas são maravilhosas então até queremos que o tempo pare.
    A nossa vida é feita de escolhas sendo elas ruins ou boas o sofrimento e alegria de cada um vai depender do tempo de cada um. Se sabemos que vamos passar por determinada situação nós que escolhemos ou passar sorrindo ou chorando!! O que é melhor para cada um.
    Tempo é uma noção a PRINCIPIO que não designa nada além de determinada característica do nosso modo humano de receber informações através dos sentidos. (Kant, um filósofo idealista).
    O tempo é o mais interessante instrumento da vida: modifica a natureza, transforma até mesmo as pedras, aplaca a força das tristezas e das paixões. Mas, ao mesmo tempo, é ele que fortalece os sentimentos puros, como a fé e o Amor." Anne Russel

    ResponderExcluir
  35. O tempo é algo que podemos aproveitar ou perder, ele passa para todos não importa as circunstâncias. Ele pode ser contra ou a favor de acordo com a situação, ele nos proporciona varias coisa como por exemplo: sonhos, sabedoria, conquistas, felicidades e por algumas vezes tristeza.
    O tempo é tudo aquilo que nos acontece sem ele não saberiamos oque temos que fazer e oque fizemos.
    Devemos usar esse tempo de forma boa para que no futuro podemos tem boas lembranças desse TEMPO pois ele não para!!!!
    Vanessa Vieira de melo 1NA Psicologia

    ResponderExcluir
  36. "Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de abraçar e tempo de afastar-se; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz." Joao Baracho RA29491888 2NA Ciencias Contabeis.

    ResponderExcluir
  37. A gente pode até pensar que não temos tempo, mas é o tempo que não nos tem. Ele nos perde a cada momento que dizemos que o tempo passou. O tempo passou e ele nos perdeu pelo caminho. Ele passou como sempre passará e não voltará o caminho dele para nos buscar.
    Como já dizia Mario Quintana em seu poema também intitulado como O Tempo:
    [...]Quando se vê, já são seis horas!
    Quando se vê, já é sexta-feira!
    Quando se vê, já é natal...
    Quando se vê, já terminou o ano...
    Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
    Quando se vê passaram 50 anos![...]

    O tempo é infinito e ele continuará sendo. Nossa vida não é infinita, mas como muitos que já passaram pela Terra, podemos atravessar o tempo e caminhar ao lado dele.

    Douglas José da Silva Ciências Contábeis 2NA

    ResponderExcluir
  38. Na atual estrutura política, quanto do seu tempo lhe pertence realmente?
    O nosso tempo é ultilizado de acordo com interesses economicos, impostos pelo sistema social vigente. Nossa subsistência é o resultado do tempo que se transformou em produtividade e dinheiro. Nos tornamos escravos de um sistema que só se preocupa com a otimização do tempo em prol da lucratividade. Sobrando assim uma parcela minima de tempo para uso de nosso bem estar e desenvolvimento humano.

    Ciência política
    Adriana da Silva Francisco 2na - ciencias contabeis.

    ResponderExcluir
  39. As mais diversas ciências estudam e questionam o que é o tempo real. pensamentos diversos e inúmersas concluões faz com que nos questionemos se ele realmente é real. Qual a melhor definição de tempo?
    O tempo que contamos, minutos, horas, dias, rotação, o passado, o presente e futuro, o tempo espacial, dimensional. Fora das altas discussões intelectuais, uma coisa é fato: vivemos sob as redeas desse contador que nos da a noção de existência e morte. Sempre escravos do tempo, corremos para aproveitá-lo e escrever nossa históri aparticular, sabendo que um dia deixará de ser medida.

    Filosofia
    Adriana da Silva Francisco 2na - ciências contábeis

    ResponderExcluir
  40. O tempo não para,so para, para quem para no mundo....... ou seja o Homem.....

    Se o homem acompanha o tempo consegue chegar por vias certas ao desenvolvimento intelectual, sentimental e financeiro.
    Se o homem para no tempo ,não cosegue seguir o sistema,alienado para o mundo e para o sistema.
    Não conseguimos achar o tempo perdido nem segui-lo ........ Mas podemos recuperar o que perdemos em tempos diferentes.
    Sendo assim, para recuperar o tempo deve seguir com que podemos construir, desenvolver, adquirindo assim experiencias com o novo tempo........ Sendo assim o tempo atual....
    Segundo "CAZUZA".
    Disparo contra o sol
    Sou forte, sou por acaso
    Minha metralhadora cheia de mágoas
    Eu sou um cara
    Cansado de correr
    Na direção contrária
    Sem pódio de chegada ou beijo de namorada
    Eu sou mais um cara

    Mas se você achar
    Que eu tô derrotado
    Saiba que ainda estão rolando os dados
    Porque o tempo, o tempo não pára

    Dias sim, dias não
    Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
    Da caridade de quem me detesta

    A tua piscina tá cheia de ratos
    Tuas idéias não correspondem aos fatos
    O tempo não pára

    Eu vejo o futuro repetir o passado
    Eu vejo um museu de grandes novidades
    O tempo não pára
    Não pára, não, não pára

    Eu não tenho data pra comemorar
    Às vezes os meus dias são de par em par
    Procurando uma agulha num palheiro

    Nas noites de frio é melhor nem nascer
    Nas de calor, se escolhe: é matar ou morrer
    E assim nos tornamos brasileiros
    Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
    Transformam o país inteiro num puteiro
    Pois assim se ganha mais dinheiro

    A tua piscina tá cheia de ratos
    Tuas idéias não correspondem aos fatos
    O tempo não pára

    Eu vejo o futuro repetir o passado
    Eu vejo um museu de grandes novidades
    O tempo não pára
    Não pára, não, não pára

    Dias sim, dias não
    Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
    Da caridade de quem me detesta

    A tua piscina tá cheia de ratos
    Tuas idéias não correspondem aos fatos
    O tempo não pára

    Eu vejo o futuro repetir o passado
    Eu vejo um museu de grandes novidades
    O tempo não pára
    Não pára, não, não pára

    DEVEMOS CRIAR A NOSSA PROPRIA IDEOLOGIA PARA O SISTEMA NÃO CONSEGUIR TIRAR O NOSSO VALIOZO TEMPO..........
    ABRAÇOS
    TATIANA CÁSSIA LEÃO 1NA HISTÓRIA

    ResponderExcluir
  41. Como saber qual é o melhor momento para fazermos isso ou aquilo? Não sabemos, apenas agimos por instinto e vamos realizando as tarefas do dia a dia como achamos que tem que ser.

    Existe um tempo pra cada coisa.
    Tempo pra plantar, tempo pra colher
    Tempo pra ganhar, tempo pra perder,
    Tempo pra nascer, tempo pra morrer.
    Tempo pra chegar, tempo pra partir,
    Tempo pra apartar, tempo pra unir,
    Tempo pra chorar, tempo pra sorrir.
    Tempo pra cantar, tempo pra calar.

    Existe um tempo pra cada coisa e se nesse tempo não fizermos nada, ficaremos apenas vendo a vida passar sem tomar dela o tempo necessário para viver.

    rubens barreto 2NA ciências contábeis

    ResponderExcluir
  42. SEGUNDO UM CIENTISTA ,O UNIVERSO TEM 14 BILHÕES DE ANOS.E O QUE SIGNIFICA 14 BILHÕES DE ANOS PARA MIM?PARA MIM NÃO SIGNIFICA ABSOLUTAMENTE NADA !!! POR QUÊ ? PORQUE EU SÓ CONHEÇO 2 TEMPOS! UM É O TEMPO DO RELÓGIO;AQUELE QUE É CRONOMETRADO,MILIMETRADO,EXATO,OBJETIVO,DETERMI-NANTE QUE DIRIGE MINHA VIDA,QUANDO DEVO LEVANTAR,QUANDO DEVO COMER QUANDO DEVO VOLTAR,E SE INCORPORA BIOLOGICAMENTE. PORÉM ALÉM DO TEMPO DO RELÓGIO EU CONHEÇO OUTRO TEMPO, O SUBJETIVO;NESSE EU CONSIGO ESPERAR OU ME APRESSAR,ME ACALMAR OU ME AGITAR NESSE TEMPO EU POSSO SOFRER OU TER ESPERANÇA.NESSE TEMPO SUBJETIVAMENTE EU POSSO FAZER PLANOS E PLANOS QUE COM O TEMPO SE TORNEM REAIS.

    ResponderExcluir
  43. Como diz a música: "O TEMPO não para", e assim nos consome implacavelmente, como hoje somos jovens, mas o TEMPO passa, e o tempo toma conta de nossa vida, e corremos para chegar a TEMPO no trabalho, e o TEMPO passa, corremos para chegar em TEMPO de buscar o filho na escola,e percebemos que o TEMPO é uma corrida, e quando nos damos conta e resolvemos parar um pouco e nao viver tanto em função do TEMPO, o TEMPO passou, e não ha volta. O TEMPO também cura, as marcas da vida, as dores de uma paixão. Aprendemos também com o TEMPO pois certas coisas, só com o TEMPO iremos entender.......

    ResponderExcluir
  44. O tempo é meu mestre, ele nos ensina, mas, também nos derruba, nos ensina a viver, a amar, fecha as feridas, amenisa a saudade..., o tempo só não espera, se não acompanha-lo ele passa por voçê e não volta mais. O tempo nos dá marcas, cicatrizes e principalmente esperiências que ninguém pode te tirar, nem mesmo o tempo.

    ResponderExcluir
  45. O que vem a ser o tempo? Quando se está vivendo a tirania do aqui e o agora, para analisar
    a idéia de tempo, não tem muita importância, para muitas pessoas as coisas são analisadas
    para dar resultados a curto tempo, por isso não procuramos pensar muito a esse respeito.
    Isso porque o tempo é quase, um grande algoz, para muitos de nos ele esta sempre nos cercando, por onde quer que estejamos, ele estará lá a nos espreitar e no momento certo, e na maioria das vezes se mostra cruel e desumano, bate a nossa porta como um credor, nos cobra o passado, por isso não damos muita importância para o que possa vir acontecer,
    O que importa é o agora, como resolver meus problemas, o amanha é só um detalhe.
    Sabemos que as coisas mudam mesmo, não temos como impedir ação do tempo. Por isso, e como sempre.
    Vamos encarar o credor [o tempo] no momento certo, quando ele chegar.

    Você nem sente e nem ver más eu não posso deixar, de lhe dizer meu amigo.
    Que uma nova mudança em breve vai acontecer, e o que em algum tempo era jovem novo, hoje é antigo.
    E precisamos todos nós rejuvenescer.´´

    Velha roupa colorida [Letra da música de Belchior]

    ResponderExcluir
  46. Ricardo Teixeira
    Tempo, senhor de tudo o que passamos, vivemos e convivemos.
    Atraves do tempo aprendemos, melhoramos, nos transformamos, somos transformados.
    Tempo, inimmigo de muitos que correm contra ele, para terem o maximo de respostas,
    o maximo de exatidao possível dentro da vida profissional.
    Tempo, referencia para muitas situações em lembranças e retrospectivas.
    Tempo, resposta para pesquisas, decisão para vidas.

    RA 29294316

    ResponderExcluir
  47. O TEMPO...
    NUNCA VOLTA SEMPRE VAI
    JAMAIS RETROCEDE, PARA SEMPRE PARA FRENTE
    UM TEMPO ISOLADO SERVE PARA REFLETIR
    UM TEMPO COM ALGUEM SERVE PARA DIVERTIR.

    O AMOR NASCE COM ELE
    SEM ELE NOSSAS VIDAS NÃO SÃO NADA
    COM ELE SEMPRE TEREMOS INTERROGAÇÕES
    SEM ELE NUNCA TEREMOS NENHUMA CERTEZA

    O TEMPO PODE SER USADO PARA VARIAS COISAS
    TANTO BOAS QUANTO MÁS
    ELE INICIA-SE NO SEU NASCIMENTO
    E SE FINDA NO TEU LEITO DE MORTE.

    SIDNEI LUIZ DE OLIVEIRA
    30006590
    1NA HISTORIA

    ResponderExcluir
  48. O TEMPO PARECE SER UM DOM E SE PARA UNS É VALIOSO OUTROS PARECEM NÃO QUERER ACEITA-LO.POR ISSO UNS CORREM ATRÁS DELE COMO SE FOSSE UM OBJETO QUE SE PODE ALCANÇAR ENQUANTO ALGUMAS FAZEM PALAVRAS CRUZADAS PARA NÃO VE-LO PASSAR.CLARO QUE ESSE TEMPO MORTO NÃO PODERÁ VOLTAR, POIS NESSA SITUAÇÃO ELE NÃO PODE RENASCER POIS A AÇÃO QUE DELE BROTOU É UMA ARVORE DE FRUTOS INÚTEIS DE CONHECIMENTO FUTIL POIS QUANDO COMPLETO UMA LACUNA COM NOME DE UMA CIDADE QUE NUNCA TENTEI CONHECER,PARA QUE SERVIRÁ GUARDAR O NOME?PERMANÊNCIA DE SITUAÇÕES QUE NUNCA SE TENTOU MUDAR É OUTRO PROBLEMA QUE O TEMPO TRÁZ MAS SE ACREDITO QUE ALGO PODERÁ MUDAR, AÍ SIM O TEMPO SE TRANSMULTA EM ESPERANÇA E EXPECTATIVA DE MUDANÇA.O TEMPO É CURTO?DEPENDE DA COMPANHIA EM QUE ESTAMOS,POIS ALGUMAS NOS ABORRECEM TANTO QUE SE FOSSE O TEMPO UMA ESTRADA LONGA SERIA MELHOR CAMINHAR NELA SOZINHA .SOBRE TEMPERAR A MENTE,ACREDITO QUE DEPENDERÁ DO TIPO DE MENTE QUE SE QUER ALCANÇAR POIS ALGUMAS SÃO OU DOCE OU ACIDAS DEMAIS,SUAVES OU ASPERAS EM DEMASIA TALVES SEJA POSSIVEL ,COM O TEMPO AS IDEIAS SE MATUREM E ENCOTREN SEU PROPRIO EQUILIBRIO ALEGRIA,EXALTAÇÃO FALAR ,OU CALAR SÃO ESTADOS E MOMENTOS QUE INSTAVÉIS COMO O OCEANO NUNCA SE PODEM PROGRAMAR E SE O TEMPO ESSAS ONDAS LEVANTAM É PORQUE POR ESSE MAR TALVES CHEGUEMOS A ALGUM PORTO QUE SIRVA PARA ALGUMA COISA,E SE NÃO SERVIR?QUE VALHA A PENA TER NAVEGADO COM O TEMPO AÇÕES QUE PENSAVAMOS QUE NÃO DARIAM EM NADA SE TORNAM UM FURACÃO E COISAS QUE PENSAVAMOS NÃO TER SOLUÇÃO SE RESOLVEM DA NOITE PARA O DIA.SEMPRE QUE O TEMPO NOS FAZ ENCONTRAR ALGUÉM NO MESMO INSTANTE NOS DESENCONTRAMOS DE OUTROS E HA MOMENTOS QUE NOS PERDEMOS DO TEMPO E NÃO SOMOS ENCOTRADOS POR NINGUEM E NESSES MOMENTOS PERDIDOS ESTAR NO CORAÇÃO DE TODOS ESSE INSTANTE CHAMAMOS DE SAUDADE.

    WILLIANS G. DE LIMA
    R.A 30010300 HN1

    ResponderExcluir
  49. O TEMPO ,ELE PODE SER O NOSSO ALIADO OU O NOSSO OU NOSSO INIMIGO,TODO DEPENDE DE NÓS MESMOS MUITAS VEZES NÓS ACHAMOS QUE TEMOS TEMPO DE SOBRA PARA FAZER AS COISAS QUE NÓS ACHAMOS NECESSARIO,MAIS ISSO PODE NOS ENGANAR,PORQUE O TEMPO É ILUSÓRIO O TEMPO ENGANA ALEM DE NOS ENGANAR ELE PODE NOS MATAR,MATAR AOS POUCOS QUE NEM SENTIMOS ESSA MORTE .NA NOSSA VIDA TEMOS ÉPOCAS QUE ACHAMOS QUE O TEMPO NÃO PASSOU,MAIS QUANDO CAIMOS EM SI O TEMPO NOS ENVELHECEU SEM QUE NÓS PERCEBEMOS ESSA PASSAGEM DO TEMPO NAS NOSSAS VIDAS,E MUITAS VEZES DEIXAMOS O QUE É REALMENTE IMPORTANTE,PARA QUE NÓS POSSAMOS TER COMO UMA CONQUISTA PESSOAL OU ATÉ MESMO SENTIMENTAL COMO O AMOR,POR COISAS BANAIS SEM NENHUMA RELEVÂNCIA CONCRETA E REAL ISSO FAZ O NOSSO TEMPO PASSAR SEM QUE NÓS CONSTRUIMOS ALGO PARA QUE AS NOSSAS VIDAS FAZAM ALGUM SENTIDO PARA QUE A NOSSA PASSAGEM POR ESSE MUNDO NÃO SEJA EM VÃO.

    RODRIGO EDUARDO FORTUNATO
    R.A29493541 HN1

    ResponderExcluir
  50. O TEMPO NÃO ESPERA, MAS TAMBEM NÃO É UM INIMIGO, O VERDADEIRO INIMIGO DO HOMEM É A PREGUIÇA, A FALTA DE MEIOS OU FALTA DE CAPACIDADE DE ADMINISTRAR O TEMPO.
    HÁ AQUELES COM POUCO TEMPO E QUE SABEM APROVEITAR, HÁ AQUELES POREM COM TEMPO O BASTANTE PARA DEIXA-LO IR, SEM APROVEITA-LO.
    A PASSAGEM DO TEMPO É INEVITAVEL, AINDA ASSIM, PODEMOS SEGUIR COM ELE E APRECIAR AS BELAS PAISAGENS PELAS QUAIS PASSAMOS AO QUAL PASSAMOS AO SEU LADO.
    EU ACREDITO NISSO E POR ISSO PRETENDO VÊ-LO COMO ALIADO E NÃO COMO INIMIGO.

    FELIPE BECCHELLI. 30004675.
    1NA HISTORIA

    ResponderExcluir
  51. TODOS FALAM DELE,O TEMPO,QUE NOS ESCRAVIZA ,NOS APRESSA E NOS FAZ CHEGAR MAIS RAPIDO. TUDO ISSO NÃO VALE DE NADA PORQUE É UMA INVENSÃO HUMANA QUE SÓ NOS SERVE PARA NOS DIRECIONAR NO NOSSO DIA-A-DIA.PODEMOS SER ESCRAVOS MAIS NÃO PODEMOS VIVER SEM ELE,PORQUE ELE NOS FAZ QUERER ALCANSAR OS NOSSOS OBJETIVOS E SONHOS.É O TEMPO PACIENTE SEM PRESSA PARA PASSAR E ATÉ A MORTE TEM O SEU TEMPO.
    O SER HUMANO QUER CONTROLAR O TEMPO,QUE ELE MESMO CRIOU,PARA QUERER VOLTAR NO TEMPO E FAZER TUDO DE NOVO.
    DEIXAMOS SEMPRE PARA O ÚLTIMO INSTANTE,QUEO TEMPO É CURTO DEMAIS QUE PRECISAMOS DE MAIS TEMPO PARA FAZER ALGO.INFELIMENTE ESSE É O NOSSO TEMPO.

    FELIPE RODRIGUES ESTEVAM
    R.A 30005239 HN1

    ResponderExcluir
  52. Ultimamente o tempo não está passando e sim voando, quando menos se espera o mês já passou já estamos na metade do ano e logo o natal está ai novamente. Por isso temos que aproveitar mais cada minuto que se passa para se cada vez melhor.

    O Tempo.
    O segredo do tempo é consumi-lo sem percebê-lo.
    É fingir-se infinito para não o vermos passar
    É fazer-se contar em anos em vez de momentos

    Relógio, despertador, cronômetro, calendário
    Tudo engodo para imaginarmos prendê-lo, controlá-lo

    Ampulheta, único instrumento sincero do tempo
    Regressivamente, nos impõe a gravidade
    De haver realmente um último grão
    Riscando na areia a nossa fragilidade

    Mas o tempo é imparcial
    Não distingue rico de pobre
    Preto de branco, homem de mulher
    Devora-se sem escolhas

    Matar o tempo é matar-se sem sentido
    Perdê-lo é viver em vão

    Faz-se devagar nos maus momentos
    Depressa quando o queremos

    Ponteiro invisível da vida
    Peça necessária do fim

    A sua fome é insaciável
    A sua vontade é determinante
    A sua procura é unanime

    Se esconde nas sombras que se movem
    Nos objetos que não mais servem
    Nas pessoas que nunca mais vimos
    Na podridão das frutas que não foram colhidas
    Nas lembranças já esquecidas

    Revela-se nas fotos que se desbotam
    Nas cartas que amarelam
    Nas crianças que crescem
    Nas rugas que aparecem

    Deixa-nos a esperança de Pandora
    Nas ações dos que virão
    No nascimento dos rebentos


    Marcela Santos de Menezes 2ºNA Contabéis

    ResponderExcluir
  53. É o que mede a passagem das horas,dias,meses e anos,porém,mais importante do que definir o tempo é refletir noque fazemos com ele desde que nacsemos até os nossos dias atuais pois,conforme as horas passam todos temos sinais diferentes de que ele não para,e que tudo o que tem que acontecer acontece.A partir disso é possível perceber que o tempo nos trás tudo e também nos leva tudo.

    Alexsandro Barbosade Melo 30007744
    História 1 NA

    ResponderExcluir
  54. O valor do tempo

    Para entender o valor de um ano:
    Pergunte a um estudante que não passou nos exames finais.

    Para entender o valor de um mês:
    Pergunte a uma mãe que teve um filho prematuro.

    Para entender o valor de uma semana:
    Pergunte ao editor de uma revista semanal.

    Para entender o valor de uma hora:
    Pergunte aos apaixonados que estão esperando o momento do encontro.

    Para entender o valor de um minuto:
    Pergunte a uma pessoa que perdeu o trem, ônibus ou avião.

    Para entender o valor de um segundo:
    Pergunte a uma pessoa que sobreviveu a um acidente.

    Para entender o valor de um milissegundo:
    Pergunte a uma pessoa que ganhou uma medalha de prata nas olimpíadas.

    O tempo não espera por ninguém. Valorize cada momento de sua vida.
    Você ira aprecia-los ainda mais se puder dividi-los com alguém especial.

    Fonte (http://www.bilibio.com.br/mensagem/11/O+valor+do+tempo.html)


    Michelle Borella Ferreira 2 NA Contábeis UniABC

    ResponderExcluir
  55. O tempo, tem muito a se refletir. Pois é do tempo onde podemos visualizar toda nossa vida.Paramos para pensar como o tempo nos surpreende e nos supera a cada instante.
    O tempo, é um modo fascinante de todas as coisas, porque é do tempo, que estraímos todas as ideias que nos convém, e revivemos momentos jamais pensados, e revemos um tempo muito antes do nosso. Como historiadores, estamos estudando o tempo a todo instante, para nós o TEMPO é a nossa vida LITERALMENTE ( na minha concepção ).
    Concluindo, o tempo nos traz a realidade que vivemos, em varias versões, e nos concretiza, de certa forma, o que há realmente por tras do que vemos.

    Carolina Nogueira Lozano 1NA História

    ResponderExcluir
  56. O tempo está em todas as ocasiões das nossas vidas, fatos que ocorreram que estão acontecendo e que iram acontecer. Com ele vem às coisas boas e ruins, mais ele também é um bem remédio.
    Para fazer um trabalho, pesquisa, entre outros o tempo está presente, até mesmo e em uma gestão, mandado política e presidência.
    Tudo na vida tem seu tempo, onde é composto do presente, passado e futuro, como dizem tudo tem seu tempo ser, o seu período, como nossa vida que tem o começo meio e fim.

    ResponderExcluir
  57. É comum nos dias atuais que nos sentirmos como escravos do tempo. E não é pra menos.
    Com o exaustivo ritmo da vida imposta pela sociedade capitalistav(sistema a qual todos pertencemos) é praticamente inevitavel que nos sintamos assim.
    Mas! O que é o tempo? Aonde ele fica?
    Penso que podemos considerar a ideia de que há varios tipos de tempo, e todos eles com suas singularidades.O tempo pode ser individual ou não.
    O tempo "individual" é aquele de cada ser. Unico, onde cada individuo pensa, vive e age com exclusividade, interagindo apenas consigo.
    Partindo desse ponto de vista podemos pressupor que somos donos do nosso tempo.
    Então volto a pergunta: Anode está o tempo?
    Se algo de fato aconteceu aonde ficou? A memória é uma forma eficaz de voltarmos no tempo?
    E o futuro se também é tempo, aonde está?
    A duvida está plantada e me parece muito mais aceitavel acreditar somos apenas coadjuvantes nessa incognita conhecida como tempo.

    Ivanei Carvalho 30010858
    1°NA HISTÒRIA

    ResponderExcluir
  58. "O tempo não para"(Cazuza)

    Por mais que tentamos entender, rotular e até nos encaixar no tempo, não fugimos a uma certeza, ele passa, passa e deixa suas marcas, passa e engole tudo quanto ha em frente...
    Porém ao analisar mais profundamente o tempo, ele se torna por que não, uma forma orgânica, ele não significa nada se não houver o espaço, se não houver algo sobreposto a ele (o tempo)então logo ele tem um FIM, ou seria a parte sobreposta a ele que num breve 'tempo' alcança a tal finitude do tempo?

    "-É maravilhoso ver todos vocês aqui esta noite, sim, absolutamente maravilhoso. Por que sei que muitos de vocês vêm aqui diversas vezes, o que eu acho realmente fantástico, vir aqui assistir o fim de tudo, e então retornar para suas casas, para suas próprias eras... e construir famílias, lutar por novas e melhores sociedades, combater em guerras terríveis em nome do que vocês acham certo... isso realmente nos traz esperança no futuro de todos os viventes. A não ser, é claro - e apontou para o redemoinho que relampejava acima e ao redor deles-, pelo fato de sabermos que não haverá futuro algum..."(Adams,Douglas, O restaurante no fim do mundo)

    Gabriel Estevan 30010006 1ºNA HHI

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. " O Tempo ", remete a nossa própria vida. Nos faz refletir sobre a maneira que vivemos, o que fazemos com um bem tão precioso, a vida, nos faz pensar sobre a maneira que a administramos, que muitas vezes passa desapercebido.
    Diante desse poema, é possível enxergar que o tempo está atrelado à maneira de ser de cada um. Para alguns, ele é muito importante, traz crescimento, amadurecimento, realizações. Para outros, ele é cruel, vagoroso, difícil e imperdoável.
    No entanto, independentemente desses dois pólos, todos nós passamos por cada etapa. Esse mesmo tempo, nos propõe erros, acertos, novas experiências, novas chances. Pode destruir um ser, mas, em alguns casos, pode construí-lo, pode recuperar, regenerar, edificar.
    Nesse mundo onde todos se preocupam tanto em viver inesgotavelmente todas as sensações e emoções, muitas vezes nos esquecemos que o tempo passa, e momentos vividos, jamais poderão ser recuperados. Por isso é necessário viver cada momento. Valorizar o que se tem, educar a nossa mente, para que possamos fazer desse tempo, de qualidade.
    Temos que viver a oportunidade que o tempo nos oferece a cada minuto, e precisamos estar preparados para o dia de amanhã, afinal não conhecemos o que ele tem guardado para nós.
    Justificamos como sendo uma caixinha de surpresas; alegres, tristes, boas, más, proveitosas e não proveitosas. Como o dia de ontem já passou, então para que nos preocupar com ele?
    Em um mundo, cujas pessoas vão e vem, nascem enquanto outras morrem, choram enquanto outras riem; não sabem o que estão buscando e vão apenas se entregando.
    O importante é perceber que o tempo passa para todos, e é importante também se atentar com o que você está fazendo de sua vida.
    Tempo nos dá a chance, uma grande oportunidade, de refletir e a partir disso, aprender a fazer diferente.

    Renata Alves Nunciato - Psicologia 1NA

    ResponderExcluir
  61. O tempo, tudo o que importa além do tempo de amar, mas quem controla o tempo?, temos que aproveitar o tempo o quanto podemos, temos que nos utilizar do tempo.
    Tudo passa com o tempo, tudo é experimentado. O tempo nao é curto, tem sua personalidade. Nós sim nos emaranhamos no tempo sim com todo o tempo que experimentamos, com toda a experiênca que adquirimos.
    Gosto de pensar que uso o tempo dando o melhor de mim, vivendo com toda forçae não disperdiçando, é assim que sonho viver.

    ResponderExcluir
  62. Tempo

    O tempo é infinito,impassível,indiferente, inexorável...
    A vida é um tempo limitado, ou seja, tem começo e fim, um tempo curto, pequeno e que devido a esse tempo limitado, buscamos a realização pessoal, profissional, financeira, sonhos, buscamos incessantemente a felicidade do ponto de vista humano.
    O tempo passa nos envelhecendo, nos construindo, independente de nossa vontade.
    Nós somos seres finitos, o tempo não tem fim.
    “Morre e renasce
    Não tem fim”.
    Lilian Martins – 2NA – RA 29491646

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. O tempo nos pega de surpresa em grande parte da vida, sempre está pregando grandes peças, esse tão precioso tempo nada mais é do que algo passageiro em nossas vidas, onde o que nos resta fazer é buscar nossos objetivos, viver intensamente, saber aproveitar o que o mundo tem de mais precioso e o que acaba quando nem sequer imaginamos.
    Fugir nada adiantaria, somente a determinação de alcançar as melhores conquistas nos leva a seguir em frente.
    O tempo não para e a incerteza do amanhã é aterrorizante.

    Nathália Pereira 1ºNA Psicologia RA:30005683
    UNIABC

    ResponderExcluir
  65. O Tempo

    Na política, o tempo é história, memória, fatos, transformações.
    Essas transformações ocorrem freqüentemente, mas muitas vezes não percebemos por diversos motivos, porém nós somos parte da história, através das nossas ações, atitudes, participação ou alienação, essa história esta sendo escrita mesmo sem a nossa consciência de tal fato.
    Existem datas representativas nesse tempo, como por exemplo, as eleições, são períodos onde os fatos, as ações, os progressos, as fraudes, as corrupções, os demagogos aparecem de forma pública através dos meios de comunicação, divulgando tais acontecimentos, criticando e ou elogiando os seus preferidos.
    É nesse momento onde esses políticos buscam incansavelmente os eleitores, pessoas simples, muitas vezes alienados e facilmente manipulados pelas propagandas enganosas.
    Dessa forma, o tempo vai se passando, vai se construindo uma nova história, muitas vezes com novos personagens, porém o principal personagem é o povo, povo o qual não se dá conta do tempo que passa e da história que passa com o tempo.
    Já no tempo da Grécia se dizia que “Todo o poder emana do povo”, só que o povo não tem consciência dessa força, desse poder de mudar as coisas a seu tempo e lugar.
    O povo, para aproveitar melhor o seu tempo, precisa se conscientizar e se libertar da exploração de classe.
    Apesar de todas as dificuldades e problemas o tempo proporciona o aperfeiçoamento das sociedades e do ser humano.

    Lilian Martins
    2NA- RA 29491646

    ResponderExcluir
  66. Laudicéia Lourenço dos Santos 1º NA Psicologia
    RA 30004587

    A maneira como lidamos com o tempo é muito perplexa; o tempo modifica as pessoas ás vezes para o lado bom ou para o lado oposto. Devemos saber usar o tempo e considerá-lo como "único" pela sua importância. O tempo é muito sábio; "ele" cura dores, corações despedaçados, desesperanças... mas "ele" é muito ligeiro passa sem nós percebermos por isso temos que aproveitar cada milésimo de segundo possível. Sabemos também que o tempo nos deixa marcas e feridas dolorosas que "ele" mesmo tem a função de cicatrizá-las, mas para que isso ocorra, precisa do "tempo". Também nos deixa marcas boas e inesquecíveis.
    Que preciosidade tem o tempo!
    Como "ele" é magnífico...

    ResponderExcluir
  67. Jênnyfer Mariano 1° NA Psicologia
    RA 30019902

    O tempo nada mais é do que nossa história de vida, só que para alguns ele é precioso, para outros é um castigo, para alguns ele ensina, para outro emburrece.
    O tempo demonstra nossas escolhas e a forma como enxergamos a vida e todos ou tudo aquilo que está ao nosso redor, ele nos faz crescer, superar, revivenciar, desentender, amadurecer, ele nos faz nascer e até morrer.
    O tempo é o simples e complexo, onde nossas escolhas interferem e modificam diretamente ele.

    ResponderExcluir
  68. Na vida tudo tem seu tempo.Tudo que acontece na vida temos que dar tempo ao tempo para que se resolva ou entao para que se complique de vez.Para brigas...para o amor....para o sofrimento...para tudo temos que dar tempo ao tempo .Com o tempo a gente lembra...mas com o tempo a gente tb esquece.....com o tempo a gente envelhece...mas com o tempo a gente vai cada vez mais acumulando experiencias em nossa vida.Com o tempo vc esquece um namorado que te magoou,mas com o tempo cada vez vc sofre mais por um ente querido que se foi....o tempo ajuda a sermos pessoas melhores,mas o tempo tambem consegue nos destruir.

    Jessica C.Baena Fernandez RA:30004522
    1NA PSICOLOGIA

    ResponderExcluir
  69. O tempo é considerado uma das propriedades gerais da exterioridade relativamente ao pensamento. O tempo é para o ser humano passível de ser dividido em três dimensões lineares: o passado, o presente e o futuro. A medida do tempo torna-se subjectiva quando cada um a pode percepcionar de forma diferente, consoante a situação. Numa situação agradável passa depressa, numa situação penosa passa devagar, etc. O Homem, pela sua condição mortal, é afectado pelo tempo de uma maneira diferente da do espaço. Este é irreversível, o que pode causar angústia pelo fim inexorável

    Jhonatas 2NA RA 29492976

    ResponderExcluir
  70. Quanto mais queremos que o tempo pare, ele voa.
    Quanto mais queremos que ele passe depressa, ele teima em passar devagarinho.
    O tempo é feito do que queremos que ele seja feito, cada um tem um tempo diferente e esse tempo sabe certinho o que queremos fazer com ele.

    Klaus Mutti 1NA Psicologia

    ResponderExcluir
  71. Maysa
    Ao meu ponto de compreensão, o tempo é descrito como nossas experiências, que as vezes boas, as vezes ruins, deixam sempre marcas, nos lembrando que somos capazes de superar, de fazermos melhor e sermos melhores, sendo mais receptivos a mudanças; que o tempo é valioso e que cada minuto é único, podendo ser muito doloroso para quem o espera acontecer, e sentado fica olhando-o passar, esperando ser convidado a vivê-lo, diferente daqueles que o vivem tão intensamente que se esquecem de sua presença no dia-a-dia, não se cobram, não se culpam, não o calculam, apenas adicionam experiências e, sem perceber, o multiplicam.

    Maysa Pereira 1NA Psicologia RA: 30004759

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. O tempo cada vez que passa nos surpreende, pois somos conduzidos, condicionados por ele, sem o tempo não teriamos total controle de nossas vidas. Entretanto, temos que aproveita-lo bem, pois ele passa muito rápido, e ao mesmo tempo muito lento.

    Maressa Marson 1ºNA Psicologia RA: 30008402

    ResponderExcluir
  74. O pessimista vive o passado, o otimista vive o futuro, o realista vive o presente.
    Se compreendido de forma correta o tempo é nosso aliado, pois muitas vezes o passado nos surpreende com seus fantasmas, sugando nossas energias em acontecimentos imutaveis, ou nos remete ao futuro criando ansiedade em falsas possibilidade. Uma coisa é certa, a realidade se mostra no exato momento em que vivemos e ai sim podemos decidir as nossas ações e interferir na realidade construindo um dia de cada vez. O tempo não passa o tempo é agora.


    Emerson Pereira 1 NA Psicologia RA 29292700

    ResponderExcluir
  75. O tempo nos ORGANIZA a modo com que possamos viver com diciplina, de certa maneira somos até prisioneiros do tempo, pois ele nos faz cair muitas vezes na temida rotina.O tempo é mudança por isso que cada um tem o seu tempo individual,cada pessoa tem o seu tempo de planejar algo para o futuro,vicenciar algo do presente ou esquecer algo do passado.
    O tempo é a vicencia e amadurecimento,com eles podemos crescer ou até mesmo cavar a nossa propria destruicão.
    Entretanto,o tempo é aquele que naum temos como fugir,pois ele estará presente conosco até o ultimo dia de nossas vidas.O TEMPO NAO PARA!

    Patrícia- psicologia 1° NA Ra: 30011763

    ResponderExcluir
  76. Tudo tem seu tempo certo. Para uns o tempo passa rapido demais e para outros não, e muitos falam que gostariam de voltar no tempo, no tempo que eram crianças ou adolescentes. Ele pode ser bom, mas muitas vezes porq ser ruim também. O tempo de uma certa forma controla as nossas vidas, nós dependemos mesmo dele, é com ele que aprendemos a viver, sem ele não conseguimos fazer nada ficamos perdidos. Muitas pessoas não estão dando o devido valor para o tempo e depois se arrependendem, então temos que saber dar ao tempo a importancia que merece, saber aproveitar cada segundo corretamente porque o hoje passa rapido demais.

    Tatiane Albertini 1ºNA Psicologia
    RA: 30009979

    ResponderExcluir
  77. O tempo gira em torno do mundo, sem o tempo ficamos sem chão sem rumo sem assunto.Em tudo se utiliza o tempo, temos o tempo certo pra nascer, pra crescer e pra morrer. PASSADO, PRESENTE E FUTURO, Tempos destintos do mesmo universo.
    Nada adianta atropelar ou forçar caminhos... TUDO TEM SEU TEMPO,"Tempo certo" talvez aconteça mas não existe "um só caminho certo”, e sim tempos adequado p/tudo!
    E claro, não podemos só esperar, temos q SEMEAR O Q DESEJAMOS!
    A sabedoria é algo subjetivo, mas todos podem evoluir e se engrandecer mutio com o tempo!
    Há também momentos de se observar, buscar equilíbrio, sempre de olho no que queremos e semeando cada passa tudo ao seu tempo
    Tenhamos fé, quando se semea, tudo de bom pode acontecer!nada precisa acontecer por acaso
    Nem mesmo agora!Seja o q buscamos ou não, deixemos tudo acontecer (ou não) ao seu tempo
    Com a dor pode vir a sabedoria de se tirar o máximo de engrandecimento interior!
    Há muitos caminhos para você viver felicidades! E TUDO TEM SEU TEMPO!
    Graciele Pinheiro Matos 1ºNA Psicologia

    RA 30006882

    ResponderExcluir
  78. o tempo está sempre em constante mudança,o poema define que o tempo controla nossa vida,sem ele não teria organização social,não poderiamos planejar o futuro,traz alegrias e tristezas,é universal e unico para cada individuo,depende de cada um seu uso,o tempo pode ser tudo ou nada,mas é fundamental para a
    existência humana.

    TATIANA MAYUMI SUZUKI
    psicologia 1 NA
    RA:30007346

    ResponderExcluir
  79. O texto acima se refere-se ao que seria o tempo?
    Seria apenas o passado, o presente e o futuro? Apenas horas, minutos, segundos?
    Não, o tempo é muito mais que isso, ele é responsável pela nossa existência, pelo nosso conhecimento, aprendizagem.
    Lembre-se: De sempre dar tempo ao tempo.
    Passado é inesquecível;
    O Presente é único;
    E o Futuro esse é imperdível.
    Viva, pois cada momento é único, aproveite o tempo em quanto pode, para que depois não haja momentos de arrepender-se por não ter feito.
    Como o próprio texto diz: Não tem fim.

    Izabel de Lima
    Psicologia 1 NA
    RA: 30006939

    ResponderExcluir
  80. O tempo...
    Em nossas mãos...
    Será nosso melhor amigo,
    ou nosso maior vilão?

    O tempo...
    Sabedoria em seu passado,
    Inteligência em seu presente,
    Futuro?
    Consequências do nosso presente...
    Bom aproveitamento do tempo!

    O tempo...
    Mais maduro ficamos com o tempo,
    Conhecer ao outro...
    auto-conhecimento.

    Quisera eu parar o tempo..
    Ou talvez não?
    A vida segue...
    Sinto saudades da minha infância...

    Tempo e saudades...

    Saudade de uma alegria descomunal,
    de uma esperança gigantesca,
    de uma confiança do tamanho do futuro - quando o futuro também era infinito à minha frente...

    Paralelos que se cruzam...
    O tempo não para.


    (Erika Hattori Martinez) - Psicologia 1NA -
    RA: 30000205)

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. O tempo!!!

    é o tempo que nos ensina a viver...
    é o tempo que nos ensina muitas coisas...
    é ele que nos ensina a ter paciência, nos ensina as coisas da vida...

    uma vez li em um livro(nao me recordo o nome), mas estava escrito assim:
    "pode até parecer engraçado mas o tempo é o nosso melhor amigo"

    pois ele esta para nos ajudar a esqueçer de algo que nos machucou, ou nos ajuda a lembrar de algo que nos fez feliz...
    nos ajuda a lembrar de um amor antigo sem nos fazer chorar, faz-nos lembrar de entes queridos que se foram e nao deixa entrarmos em desespero...

    Aline Santana Carriel
    Psicologia 1º NA
    RA:30007401

    ResponderExcluir
  83. É claro que todos ouvimos as pessoas dizerem: Se eu pudesse voltaria no tempo e faria tudo novamente. Pois se hoje sua vida esta bem e você se sente feliz, por mais que tivesse ocorrido erros e tragédias no passado, sem elas o hoje talvez seria modificado.
    Talvez o que nos mate seja a pergunta que ninguém sabe responder, a que se cala diante de tudo: “ O que seria de nós e de nosso futuro se tivéssemos feito nosso passado diferente? Estaríamos aqui hoje?
    Se não tivéssemos a palavra “tempo” em nossa mente, em nosso vocabulário, talvez não pensaríamos em todas as questões de arrependimento, de segunda chance, entre outras.
    O tempo existe para ser usado, o tempo é feito para não nos perdermos em nossos próprios erros.
    O tempo esta ai , diante de todos para que possamos planejar nosso caminho, para que o amanhã não nos enforque com nossas palavras do ontem.


    Natalia Moreno
    RA: 30015970
    1ºNA Psicologia

    ResponderExcluir
  84. O tempo passa e não para, mata o tempo e Consome as entranhas de quem espera o tempo passar.
    Estranhas razões,de acreditar que o tempo vai parar ,para pensar , para acreditar que um dia alguma coisa vai mudar;
    O tempo pode ser um ciclo de incertezas, duvidas , surpresas , ou de planejamento, crescimento,só depende de quem e como vive o tempo.

    Paloma B Valentino
    30000113
    1º NA Psicologia

    ResponderExcluir
  85. O tempo passa muito mais rápido do que pensamos. Derrepente, vemos que tudo mudou. Em determinados momentos, ele passa tão

    rapido, já em outros lentamente.
    Ele nos serve de marcados da vida, um tempo atrás somos crianças, quando vamos ver já estamos mais velhos. E em muitos casos,

    percebemos que já passou tudo. Ai já é tarde para querer fazer determinadas coisas.
    nòs podemos merceber como o tempos muda, por exempro em uma tarde ensolarada, que parece passar muito rápido, já em uma tarde de sexta-feira, chuvosa trabalhando, ele passa lentamente.
    Só o tempo, é capaz de tirar dores, curar feridas de um coração, como por exemplo, uma mulher que perde o marido, ou um filho que perde a mãe. São dores profundas, que só ele ameniza.
    Ele é poderoso o suficiente para destruir uma família, ou tambem para construir uma nova.Muda muitas pessoas, faz com que elas aprendam e amadureçam.
    A lei da vida é essa. E cada ser que nasce começa sua "linha do tempo".
    Vivendo as mesmas coisas que os outros, com suas angústias, decepções e felicidades.

    CAROLINE ASCENCIO - 1NA PSICOLOGIA 30008736

    ResponderExcluir
  86. O tempo, sem duvida é nosso melhor amigo, pois só ele consegui amenizar uma grande dor, uma decepção, um grande amor ... apenas o tempo pode cicatriza!
    Porém, ele também não volta, então temos sempre que avaliar nossas decisões para não ter arrependimentos futuros!

    Todos os dias quando acordo,
    Não tenho mais o tempo que passou
    Mas tenho muito tempo:
    Temos todo o tempo do mundo.

    Todos os dias antes de dormir,
    Lembro e esqueço como foi o dia:
    "Sempre em frente,
    Não temos tempo a perder".


    Flávia Nazarko -1NA- Psicologia 30012610

    ResponderExcluir
  87. O tempo é rápido e ao mesmo tempo continuo , caímos levantamos , cansamos, às vezes estamos felizes, passado algumas horas já estamos tristes, porem temos que aceitar e viver de uma forma como se fosse uma conseqüência, pois sabemos que nada no mundo é perfeito e nunca seria tudo lindo e todos satisfeitos e felizes, pois a nossa vida é constituída por mudanças, crescimentos, e desenvolvimentos, às vezes achamos que estamos preparados para tudo e ai vem o tempo e muda tudo isso, o que às vezes acharíamos ser muito fácil e simples de ser resolvido às vezes é um dos piores problemas e ate mais difíceis para solucionar, o tempo e a vida se resumem como se fosse uma guerra um dia você vence, porem no outro é de rotado, e que isso é uma luta constante, nós corremos contra ela , caímos nos machucamos , levantamos e sempre continua. Quando menos percebemos já estamos passando por outra faze em nossas vidas sem parar como se fosse uma rotina e que para muitos não tivesse fim

    Tânia Cristine de A Pereira 1° NA Psicologia

    ResponderExcluir
  88. O texto nos faz interagir com uma realidade que se impõe a toda criatura indistintamente. Estamos todos submetidos a cronologia. Nas palavras de Nietzshe: "Mal nascemos e começamos a morrer".
    Este tempo medido em horas, minutos e segundos oferece uma perspectiva impactante a todo ser humano. Em Eclesiastes 3 "temos um tempo determinado: Há tempo para tudo debaixo do céu. Tempo para nascer, para plantar, para colher. Trata-se de uma imagem acolhedora pois nos dá conforto e segurança. Diferente da música de Cazuza dizendo: O tempo não pará, às vezes os meus dias são de par em par".
    O tempo nos oferece multiplas opções. Através dele criamos sonhos, construimos realidades, abrimos e fechamos possibilidades pois ele sempre passa.
    Diante da mulher que envelheceu antes de ter um filho: eu me pergunto. Faltou a ela o tempo? Este passou depressa demais, assim sem parar? A verdade é que rápido ou lento o tempo passa por nós e passamos por ele tomando decisões. E somos o resultado destas.

    Paula Horvat Muniz 1° NA Psicologia

    ResponderExcluir
  89. O tempo é algo relativo em nossa vida, pois devemos aproveitar cada instante, tendo acertado ou errado isso contribuirá para o nosso crescimento.O tempo tudo se cura á dor , o amor, o desespero, a anguistia , a saudade.
    O tempo muitas vezes pode ser o nosso melhor amigo.

    Delmara Reis Gomes RA 30000652
    Psicologia 1NA

    ResponderExcluir
  90. Josefa Beserra da Silva
    RA: 30010282

    Fazer bom uso do tempo é primordial pa quem precisa de tempo.
    O tempo não para, mas há acontecimentos que nos marca para sempre naquele determinado tempo do ocorrido. Para tudo que acontece, há tempo para ser o oposto. Nâo é um tempo determinado, mas nada se repete.
    O tempo é silencioso mas pode nos trazer tempestades.
    Ele nos tira de um buraco profundo, da angustia tortuosa, mas também nos tira o chão debaixo dos pés. Temos que nos dar por inteiro, nos dedicar por inteiro, porque não sabemos do nosso tempo e nem o que ele pode nos oferecer.

    ResponderExcluir
  91. Vilma Ribeiro Lima 1NA Psicologia
    RA 30006185

    As necessidades de cada individuo determina qual será o gerenciamento de seu tempo, que as vezes pode ser a seu favor ou seu maior inimigo. Nas reflexões percebo que o tempo é algo singular que exerce grande influência no cotidiano, cabendo a cada um dar sua devida importância e aproveitamento.

    ResponderExcluir
  92. Eloize dos Santos Zuppini 1NA Psicologia
    RA 30005649

    O tempo nos traz muitas mudanças. Para alguns ele é muito precioso, mas para outros ele é algo que simplesmente passa, deixando marcas ou alegrias.
    Para garantir que não estamos desperdiçando nosso tempo, devemos gerencia - lo da melhor maneira possível, para que ele seja aproveitado da melhor maneira.
    É preciso entender que a vida é feita de momentos, e perder tempo não é o melhor caminho.

    ResponderExcluir
  93. Só o tempo me entrega a razão.
    Só o tempo
    Me mostrará a visão do mundo
    Com os seus truques e armadilhas.
    Não há pressa, Só o tempo reconstrói um coração
    Partido pelas ilusões.
    Só o tempo
    Me responderá quem sou,
    Trará-me minha verdadeira identidade.
    Só o tempo
    Presenteara-me com a felicidade.
    A calma será minha confidente
    E a esperança minha dona.

    Jacqueline Xavier
    1º NA Psicologia
    RA 30008656

    ResponderExcluir
  94. Luis Henrique Gomes Succi
    1ºNA Psicologia
    RA: 3005542

    O tempo, assim como sua constante, são fatos independentes do pensar ou querer humano. Cabe a nós tomar consciência desses fatos para melhor aproveitar o tempo, que nos rege, e dar sentido ao nosso próprio tempo, pois aquilo que fazemos do nosso tempo no presente, e o que foi feito no passado determina quem seremos no futuro. Não podemos "matar o tempo", pois é ele que nos envelhece, transforma, consome e nos mata. O tempo é infinito, nós, passageiros, que vêm e vão.

    ResponderExcluir
  95. O tempo é infinito e ao mesmo tempo curto,a vida passa em segundos quando si damos conta o dia ja passou a noite ja chegou e o sol ja raio é assim todos os dias...Sempre esperando um novo dia.

    Flávia Rossi 1ºNA Psicologia

    ResponderExcluir
  96. “TEMPO” uma palavra muito preciosa, mas pouco notada, não notamos porque não temos tempo de pensar nela, quando falamos do tempo é para reclamar dele, que não temos tempo pra nada e outras reclamações, mas ele não para, enquanto perdemos nosso tempo reclamando, ele nos castiga, mas também nos ensina e nos dá uma nova chance de utilizá-lo melhor, poderíamos pensar nele como uma pessoa que se foi, com saudades, e pensamos, à se essa pessoa estivesse aqui eu a trataria de uma forma melhor, mesmo assim deixamos ele ir embora sem ao menos notar, o tempo pode ser nosso melhor amigo, como também o nosso pior inimigo, basta você viver feliz e fazendo quem vive ao seu redor mais feliz, utilizando ele de uma forma racional, como se você não tivesse mais tempo, como se esse tempo fosse o ultimo de sua vida, como se você tivesse os minutos contados.

    Geane Silva 1ºNA Psicologia
    RA 30006860

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. O tempo pode ser experenciado no "aqui e o agora". É um presente, não é à-toa que se chama presente. É um momento unico de se viver intensamente, por isso cada indididuo vive este momento presente de uma maneira única e individualizada.
    O passado já passou e o futuro está por vir.
    Viva o presente !!!!!!!!!
    Pois, não perca tempo!!!!!!!!

    Adriana Borges Duarte 1NA Psicologia RA 30005563

    ResponderExcluir
  99. O tempo...
    O tempo meteorológico, astronômico e físico;
    O tempo da projeção, da ação e da coagulação;
    O tempo da vaca gorda, magra e da onça;
    O tempo de acesso, de resposta e de relaxação;
    O tempo de Newton, de Einstein e de Hawking;
    O tempo está estampado em diversos segmentos de nossa vidas, de forma mensurável e imensurável.
    O tempo gerencia nossas vidas, ao passo que tambem gerenciamos o tempo em diversas atividades.
    De modo natural e sem obstaculos o tempo gerencia nossa velhice, como gerenciamos a quantidade de horas (tempo) trabalhadas em uma empresa por exemplo.
    Pode ser um meio continuo e indefinido por onde os fatos acontecem um apos o outro de forma irreversivel.

    Edson A.D - 2NA TRC

    ResponderExcluir
  100. O importante nao e darmos tempo a nossa vida mas sim vida ao nosso tempo...faze-lo com que dure por mais que seje meros segundos,valorizar aquilo que nem percebemos durante o dia e reclamamos durante a noite um ponteiro invisível da vida
    Peça necessária do fim...

    Afinal ``O segredo do tempo é consumi-lo sem percebê-lo.``

    tamirys rocha (1na RA 30011210 Psicologia)

    ResponderExcluir